Resolução do exercício anterior
def maior_elemento
a = [5,20,50,98,68,120]
indice = 0
for i in 0...a.size # size é igual a length
if a[i] > a[indice]
indice = i
end
return a[indice]
end
- Introdução
Classes são elementos da programação orientada a objeto, imagine-as como um pai ou mãe que terão um ou vários filhos, estes chamados de instâncias.
A principal característica das classes é a herança, as suas instâncias terão os mesmos métodos e variáveis (somente as de classe).
Assim como definimos métodos, se define classes com uma palavra reservada.
class Nome_da_classe
end
Por conveniência se utiliza inicial maiúscula em classes e minúsculas em métodos.
Para iniciar-se uma classe não basta apenas declarar uma variável, temos que "ativá-la".
class A
def initialize
msgbox "Fui criada"
end
end
A.new # Fui criada
O método initialize é comum em todas as classes, ele é o primeiro método a ser executado quando a classe é criada, porém não é necessário criá-lo.
- Herança
Agora vem a parte interessante, vamos entender este conceito. Veja o exemplo:
class Animal
attr_accessor :nome
end
class Cachorro < Animal
def initialize
@nome = "Cachorro"
end
end
class Gato < Animal
def initialize
@nome = "Gato"
end
end
msgbox Cachorro.new.nome # Cachorro
msgbox Gato.new.nome # Gato
Primeira coisa, o método attr_accessor cria um atributo da classe, no caso a variável de classe nome.
Perceba que nome é um símbolo, que é um pouco diferente das variáveis, não vou me aprofundar agora nisso, mas toda vez que for criar um atributo utilize-o desta forma.
Há três tipos de atributos:
attr_reader => somente de leitura/consulta
attr_writer => somente de escrita
attr_accessor => leitura e escrita
Segunda coisa, notou o operador ponto? Usamos ele também para nos referirmos à atributos, poderíamos escrever as últimas duas linhas da seguinte forma:
cachorro = Cachorro.new()
msgbox(cachorro.nome)
gato = Gato.new()
msgbox(gato.nome)
Terceira coisa, o operador < nesse caso indica herança, a classe da esquerda herda os métodos e variáveis da classe a direita.
- Métodos de classe e instância
Há dois tipos de métodos em classes, o primeiro é o de classe. Não podemos criar uma instância nele.
class Matematica
def self.pi
3.1415
end
end
Matematica.new.pi # errado
Matematica.pi # correto
Quando usamos o new, criamos uma instância dessa classe, porém nos métodos de classe não é criada uma instância, o método é simplesmente lido diretamente da classe.
Usamos o self para substituir o nome da classe, assim se mudarmos o seu nome, não será necessário mudar o nome do método, veja como é mais conveniente:
def self.pi
3.1415
end
def Matematica.pi
3.1415
end
Já os métodos de instância necessitam que a classe seja criada.
class Matematica
def pi
3.1415
end
end
Matematica.new.pi # 3.1415
- Módulos
Os módulos são basicamente classes, porém não são criadas instâncias pois eles são somente para consulta, devem ser iniciado com letra maiúscula.
Geralmente todas as variáveis são constantes.
module Teste
VAR = 10
def self.m
return VAR+VAR
end
end
Teste::VAR # 10
Teste.m # 20
O operador de módulo é o ::, funciona do mesmo jeito que o . dos attr_x.
Note não é criada uma instância com o uso do new.
Acabamos a primeira parte das aulas, o nível básico. Agora entraremos no nível intermediário.
Não exite em voltar ao começo para ver o que esqueceu e pratique muito, pois não é fácil aprender algo novo, principalmente a programar.
Muito boa as aulas espero que não pare no meio do caminho igual as outras pessoas que iniciaram tutoriais de rgss e pararam
ResponderExcluirDesculpa a demora, obrigado pelo comentário, estive ocupado nessas útlimas semanas.
ExcluirEm breve retornarei com mais aulas.